Cirurgia de Câncer da Laringe

Cirurgia de Câncer da Laringe

A laringe é um órgão que compõe o sistema respiratório do corpo do humano. Ele é responsável pela passagem de ar entre a faringe e a traquéia, além, é claro, de ser responsável por nossa fala. A cirurgia de câncer da laringe nada mais é do que o procedimento feito para a retirada de um tumor maligno localizado no local.

Poucos sabem, mas o câncer de laringe é um dos mais comuns em toda a cabeça e pescoço, pois representa cerca de 25% dos tumores malignos da região. O mais interessante é que, em 80% dos casos, existe a chance de cura total. Segundo dados do IBGE, são cerca de 10 mil da doença diagnosticados no Brasil todos os anos.

Solicite o agendamento da sua consulta com o Dr. Rafael

Como funciona a cirurgia de câncer de laringe?

O tipo de cirurgia de câncer de laringe depende diretamente da localização do tumor e também da extensão da doença. É essencial procurar um médico especializado para tomar a melhor decisão em seu caso.

Laringectomia

A laringectomia é a remoção parcial ou total da própria laringe. No caso da parcial, a ideia é retirar o tumor e manter o máximo de laringe saudável que for possível. Porém, na total, o órgão é removido. Desta maneira, a fala normal não é mais possível e o paciente precisa desenvolver novas maneiras de se comunicar.

Cirurgia endoscópica

A cirurgia de câncer de laringe endoscópica é ideal para quando o tumor ainda está em seus estágios iniciais, ou mesmo para realizar alguma biópsia. É possível combiná-la com um laser para obter maior precisão no momento de ressecar a lesão, sem danificar tecidos vizinhos.

Cordectomia

Neste procedimento é preciso retirar parcial ou totalmente uma prega vocal. Normalmente tenta-se manter o máximo possível, para o paciente continuar com boa qualidade de voz.

Fatores de risco e sintomas

Os principais fatores de risco são o cigarro e o álcool. É preciso estar sempre atento aos sinais que seu corpo envia. Os principais sintomas de câncer na laringe são:

  • rouquidão que não passa;
  • dor para engolir;
  • desconforto na garganta;
  • sangramento ao tossir;
  • falta de ar.

Dê atenção para sua própria saúde e marque consultas com profissionais especializados.

Confira outros serviços!

Cirurgia de câncer da laringe

Cirurgia de câncer da faringe

Cirurgia dos tumores de seios paranasais

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *