Cirurgia de Câncer da Faringe

Cirurgia de Câncer da Faringe

Para entender mais sobre a cirurgia de câncer da faringe, primeiro é preciso compreender o que é essa parte tão importante de nosso corpo. Em suma, ela faz parte tanto do sistema respiratório, quanto do digestivo. É um canal muscular membranoso que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.

Solicite o agendamento da sua consulta com o Dr. Rafael

Tratamento da doença

O tratamento deste tipo de câncer, dependendo da localização e do estágio, pode acontecer por meio de uma cirurgia de remoção do tumor, comumente combinado com quimio ou radioterapias. Faringectomia é o nome que se dá ao procedimento, que remove parte do órgão. É comum que, depois de realizada, ocorra também uma reconstrução do trecho retirado para melhor deglutição do paciente.

Em grande parte dos casos é preciso que haja uma reabilitação multidisciplinar física e psicológica. As sequelas podem incluir, por exemplo, a possibilidade da utilização de uma sonda de alimentação, o que pode acarretar problemas sociais por parte do paciente. É preciso unir esforços de fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, etc.

Sintomas de câncer da faringe

O câncer de faringe é, muitas vezes, uma doença silenciosa. Exatamente por isso é muito comum que o paciente passe a buscar orientação médica quando a enfermidade já está em estágios mais avançados. Porém, existem alguns sinais que podem ser notados. Confira os principais sintomas:

  • rouquidão persistente — muitas vezes, é o único sintoma. Portanto, é extremamente importante que, quando houver este quadro, a busca por um especialista na área seja imediata;
  • ferida na garganta que não cicatriza;
  • tosse persistente;
  • infecções bucais frequentes;
  • sangramento frequente nas gengivas;
  • sensação de ter algo na garganta;
  • perda de peso.

Prevenção do câncer de faringe

Existem alguns hábitos que podem aumentar substancialmente as suas chances de desenvolver um câncer na região da faringe. Porém, vale lembrar que nenhuma enfermidade está 100% prevenida, por mais que tenhamos bons hábitos. De qualquer forma, este tipo de tumor é frequentemente associado ao uso de álcool e tabaco.
Esteja sempre atento aos sinais que seu corpo te dá e busque um especialista ao menor sinal da enfermidade.

Confira outros serviços!

Cirurgia de câncer da laringe

Cirurgia de câncer da faringe

Cirurgia dos tumores de seios paranasais

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *